Análise Comparativa dos Efeitos de um Programa de Exercícios para o Quadríceps em Pacientes durante a Hemodiálise

Jenniffer Souza Ramos, Bianca Moreira Santos, Carlos Alberto Santos, Edna Souza Cruz Uematsu, Juscelino Mitsuhiro Nagai, Silvia Ramos Fróes Bassini

Resumo


Introdução: A insuficiência renal crônica acarreta alterações na estrutura e função muscular provocando alterações físicas que podem limitar as atividades em geral. A fisioterapia contribui na prevenção, no retardo da evolução e na melhoria de várias complicações apresentadas pelo paciente renal. Objetivo: Verificar os efeitos de uma intervenção fisioterapêutica nos pacientes em hemodiálise para função e força do quadríceps. Material e Métodos: Participaram deste estudo, 20 pacientes com idade entre 32 e 73 anos, divididos em 2 grupos, onde o grupo 1 realizou alongamento muscular e exercícios de aquecimento e resistidos e o grupo 2 realizou alongamento muscular e exercícios de aquecimento. Todos realizaram avaliação da força muscular do quadríceps através do Make Test com esfignomanômetro, antes e após o tratamento que foi realizado 3 vezes por semana durante 07 semanas. Resultados: Pode-se observar que houve no G1 aumento de força entre as avaliações no MID (83.34%) e MIE (75.82%) após intervenção, apresentando aumento estatisticamente significativo (p < 0,0001). E no G2 apesar do aumento de força entre as avaliações no MID (19.37%) e MIE (27.58%) após intervenção não houve alterações estaticamente significativas (p = 0,0095; p = 0,008). Conclusão: Diante dos resultados obtidos conclui-se que, o programa de treinamento de quadríceps através de exercícios resistidos contribuiu significativamente para a melhora da força dos membros inferiores.

Embora a proposta do estudo tenha sido sobre a força muscular do músculo quadríceps adquirido com o treino, esta pesquisa também pode propiciar aos participantes uma possível melhora na mobilidade e funcionalidade, possibilitando motivar e diminuir as intercorrências comuns aos doentes renais crônicos, propiciando benefícios também na qualidade de vida desta população. Portanto, este estudo buscou contribuir e promover uma inquietude, no sentido de abrir novos caminhos e despertar novos estudos para discutir a atuação do fisioterapeuta na atenção ao doente renal crônico garantindo a saúde como um direito social e de cidadania.


Palavras-chave


Insuficiência Renal Crônica; Hemodiálise; Quadríceps

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.