INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL MUNICIPAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE TRIDIMENSIONAL PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Igor Gabriel Lima Faculdades Integradas do Vale do Ribeira e programa de Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

Palavras-chave:

, desenvolvimento, análise tridimensional.

Resumo

Classificado como uma investigação científica de natureza exploratória, este estudo teve por objetivo geral de realizar a proposta de um indicador de desenvolvimento econômico municipal que pudesse ser utilizado como instrumento do processo de diagnóstico de condições favoráveis à implantação de empreendimentos privados nos municípios brasileiros em geral. Nesse sentido, inicialmente foi realizado um embasamento teórico, a partir da revisão bibliográfica acerca da temática envolvendo o processo de desenvolvimento regional. A seguir, devidamente apoiado no respectivo referencial teórico, realizou-se a proposição do indicador alvo desse estudo, bem como dos seus desdobramentos em outros três indicadores, de acordo com as perspectivas, ou dimensões, estabelecidas inicialmente. Adicionalmente, foi realizado o estudo acerca da metodologia de cálculo a ser utilizada para elaboração daquele indicador e, ainda, a identificação das fontes de dados necessárias à sua aplicação no contexto brasileiro. Ao final, dentre outros fatores, foi possível perceber que a proposição de um estudo que busque investigar as desigualdades, em termos econômico-empresariais e a partir de uma produção teórica em economia regional, pode representar uma importante contribuição à formulação de políticas públicas, orientadas às ações de iniciativas privadas, que possam diminuir as desigualdades sociais e promover o desenvolvimento endógeno.

Biografia do Autor

  • Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.
  • Igor Gabriel Lima, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira e programa de Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
    Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (2003) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP/SP (2010). Atua como Coordenador e Professor titular do Curso de Ciências Contábeis nas Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (Enade 4 em 2009) e Professor titular dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração na Faculdade Peruíbe. Perito Contador e Consultor Empresarial com experiência em agronegócios gestão de custos e controles internos. Palestrante credenciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) e pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON).

Downloads

Publicado

07/11/2013