EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: PERSPECTIVAS PARA REDUÇÃO NA EVASÃO DE ALUNOS MATRICULADOS

Autores

  • Annabell Del Real Tamariz Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Marcos de Souza Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo.

Resumo

A Educação a Distância – EAD no Brasil tem passado por grandes transformações, seja em caráter legislativo ou mesmo com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. A cada ano, as matrículas vêm aumentando na modalidade EAD, o que propicia uma educação flexível, se for levando em consideração o tempo e espaço físico. Porém, este estudo busca uma reflexão sobre o alto índice de evasão de alunos matriculados em algum tipo de modalidade EAD. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar dados estatísticos do cenário brasileiro da Educação a Distância, destacando o perfil dos educandos e os dados das instituições de ensino.  Como um dos principais resultados encontrados, observou-se que existem apenas 4,3% de equipes formadoras de conteúdos interativos para um universo de 15.733 cursos, sem levar em consideração que cada curso têm um montante de disciplinas ofertadas. Esse quantitativo pode interferir diretamente nesse índice de evasão, pois se o professor não tiver apoio ou iniciativa própria, acabará utilizando metodologias tradicionais do ensino presencial na modalidade EAD. Esse trabalho de revisão bibliográfica foi construída a partir da análise de capítulos de livros, artigos científicos e na análise dos resultados do Censo EAD.br para oferecer algumas perspectivas na redução da evasão de alunos na modalidade EAD.

Biografia do Autor

  • Annabell Del Real Tamariz, Universidade Estadual do Norte Fluminense
    Possui graduação em Ciência da Computação - Universidad de la Habana (1992), mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica na área de automação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligencia Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas:representação de conhecimento, agentes inteligentes, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e desenvolvimento de sistemas com metodologia ágil.
  • Marcos de Souza, Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo.
    Marcos de Souza possui pós graduação Stricto Sensu em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF; Pós graduação Lato Sensu em: Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES; Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC; Desenvolvimento de Aplicação para WEB pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CESJF; Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC. Atua como professor universitário nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação no Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo - CeUSC.

Downloads

Publicado

24/05/2015

Edição

Seção

Artigos