ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA EM REPOLHO BRANCO (BRASSICA OLERACEA) MINIMAMENTE PROCESSADO DURANTE O ACONDICIONAMENTO SOB REFRIGERAÇÃO

Authors

  • Taceane Alves Ferreira Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Graduação em Nutrição, Uberlândia, MG
  • Cassiano Oliveira da Silva Engenheiro de Alimentos, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Técnico de Nível Superior, Curso de Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.
  • Grazieli Benedetti Pascoal Nutricionista, Doutor em Ciência dos Alimentos, Professor Doutor Adjunto III, Curso de Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.

Keywords:

repolho branco, processamento mínimo, parâmetros físico-químicos.

Abstract

Introdução: As hortaliças minimamente processadas passam por operações de pré-preparo, aumentando a praticidade e a segurança na aquisição de hortaliças limpas e frescas prontas para o consumo. O processamento mínimo pode causar injúrias nos vegetais, podendo comprometer suas características sensoriais e físico-químicas e redução de sua vida útil. O repolho branco destaca-se devido ao seu alto consumo e boa agregação de valor, quando apresentado na forma minimamente processada. Objetivo: Analisar os parâmetros físico-químicos em repolho branco (Brassica Oleracea) minimamente processado durante acondicionamento sob refrigeração. Material e Métodos: Amostras de repolho branco in natura e minimamente processado foram adquiridas em três locais distintos e analisadas em triplicata. As análises foram realizadas de acordo com métodos nacionais e/ou internacionais consolidados. Resultados: A acidez titulável, carboidratos, índice de escurecimento e sólidos solúveis não apresentaram diferença (p>0,05) entre o repolho in natura e minimamente processado no t-1. Não houve diferença (p>0,05) na acidez titulável, carboidratos e índice de escurecimento em repolho branco minimamente processado armazenado durante 14 dias. Contudo, os sólidos solúveis apresentaram diminuição gradativa (p<0,05) somente a partir do 7º dia de vida de prateleira. Conclusão: Os parâmetros físico- químicos do repolho branco minimamente processado  foram preservados quando comparados ao repolho branco in natura. Com relação à vida de prateleira do repolho minimamente processado, foi observada manutenção de suas qualidades físico-químicas, exceto para os sólidos solúveis. Conclui-se que mais estudos são necessários, a fim de comparar o repolho branco in natura e o minimamente processado.

Author Biography

  • Grazieli Benedetti Pascoal, Nutricionista, Doutor em Ciência dos Alimentos, Professor Doutor Adjunto III, Curso de Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.
    Curso de Nutrição, FAMED, UFU

Published

2014-06-13