DEMANDAS E NECESSIDADES DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS ÀS NORMAS IFRS, PELOS CONTADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS – BRASIL

Autores/as

  • Vidigal Fernandes Martins Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Vicente Bruno Júnior Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Brasil. Minas Gerais. Contadores. Nível de Conhecimento. Normas Internacionais de Contabilidade.

Resumen

O Brasil passa por um momento de grandes mudanças em termos de legislação e normas de procedimentos contábeis. Com o advento da Lei nº 11.638, em 28 de dezembro de 2007, iniciou-se o processo para a convergência contábil das normas brasileiras com as internacionais, obrigando a utilização por companhias de capital aberto e equiparado das IFRS (Internacional Financial Reporting Standards) para as demonstrações financeiras consolidadas a partir de 2010. Para que o processo de convergência acontecesse de forma adequada, foi instituído o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), este estabeleceu um plano de trabalho para o biênio 2008 a 2010, dando prioridade aos assuntos que foram objeto de alteração pela Lei nº 11.638/2007 (CPC, 2008). Diante desse contexto, o presente trabalho se propõe a diagnosticar as demandas por conhecimento relacionados às IFRS, no estado de Minas Gerais, Brasil.  Para tanto foi realizado uma pesquisa com profissionais de contabilidade, residentes em 63 municípios mineiros. Entre outros achados, os resultados revelaram que, pelo grau de conhecimento dos participantes e pelas exigências acerca da necessidade de obtenção dos conhecimentos, dentre os profissionais respondentes, uma grande parte ainda carece de preparo técnico à luz das IFRS.

Biografía del autor/a

  • Vidigal Fernandes Martins, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre em Engenharia de Produção. Bacharel em Ciências Contábeis.
  • Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.
  • Vicente Bruno Júnior, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
    Bacharelando em Ciências Contábeis.

Publicado

2014-03-03