DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ANÁLISE DAS DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

Autores

  • Fabricio Moraes de Almeida 4Doutor em Física (UFC), com pós-doutorado em Desenvolvimento Científico Regional (DCR/CNPq). Pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA ― UNIR), Brasil. E-mail: prof.fabricio@unir.br. Líder da linha 2 ― Tecnologia e Desenvolvimento Sistêmico ― do Grupo de Pesquisa GEITEC-UNIR.
  • Adriana Francisca de Medeiros Doutoranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: afdemedeiros@gmail.com.
  • Elizangélica Fernandes da Silva Mestranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: elizangelica@ifro.edu.br.
  • Sergio Francisco Loss Franzin Doutorando do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: sergio.loss@ifro.edu.br.
  • Carlos Henrique Medeiros Souza Doutor em Comunicação - UFRJ, Professor do Programa de Cognição e Linguagem, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/RJ, Campos dos Goytacazes – RJ.

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Sustentabilidade ambiental. Políticas públicas.

Resumo

 

DEVELOPMENT AND ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY: ANALYSIS OF NATIONAL POLICY DIRECTIVES OF REGIONAL DEVELOPMENT.

Adriana Francisca de Medeiros1, Elizangélica Fernandes da Silva2, Sergio Francisco Loss Franzin3, Fabrício Moraes de Almeida4, Carlos Henrique Medeiros Souza5

 

 

 

1Doutoranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: afdemedeiros@gmail.com.

 

2Mestranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: elizangelica@ifro.edu.br.

 

3Doutorando do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: sergio.loss@ifro.edu.br.

 

4Doutor em Física (UFC), com pós-doutorado em Desenvolvimento Científico Regional (DCR/CNPq). Pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA ― UNIR), Brasil. E-mail: prof.fabricio@unir.br. Líder da linha 2 ― Tecnologia e Desenvolvimento Sistêmico ― do Grupo de Pesquisa GEITEC-UNIR.

5Doutor em Comunicação - UFRJ, Professor do Programa de Cognição e Linguagem, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/RJ, Campos dos Goytacazes – RJ. E-mail: mielveh@unef.br.

 

 

Resumo - O estudo está centrado no problema da sustentabilidade ambiental no âmbito das políticas públicas. O objetivo geral é analisar as referências de sustentabilidade ambiental indicadas nas novas diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, levando em conta a integração da base econômica das políticas públicas com a sustentabilidade esperada e apontada por outras políticas. Especificamente, pretende-se fazer uma breve conceituação contextualizada de sustentabilidade ambiental e discutir os vieses intrínsecos nas novas diretrizes para o cenário nacional e, em particular, para o contexto amazônico. A pesquisa é bibliográfica e documental, constituída de uma base conceitual, um breve traçado histórico, uma análise geral das políticas nacionais e uma análise específica de políticas de aplicação em contexto regional e local. Algumas referências de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas são apresentadas, mas os principais documentos em estudo são a I Política Nacional de Desenvolvimento Regional e o documento-base da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional. Problemas de planejamento, de gestão, de má articulação entre entes federados e programas de Governos são analisados, com apontamento para a superação da falta de governança, da limitação de investimentos e do sistema predatório de exploração dos recursos e meios naturais.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento. Sustentabilidade ambiental. Políticas públicas.

Biografia do Autor

  • Fabricio Moraes de Almeida, 4Doutor em Física (UFC), com pós-doutorado em Desenvolvimento Científico Regional (DCR/CNPq). Pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA ― UNIR), Brasil. E-mail: prof.fabricio@unir.br. Líder da linha 2 ― Tecnologia e Desenvolvimento Sistêmico ― do Grupo de Pesquisa GEITEC-UNIR.
    Possui graduação em Matemática LP pela UFMT (2000), graduando em Física - UFMT (2009), Especialização em Fisica Básica - UFMT (2001), Especialização em Redes de Computadores - UNIRONDON (2009) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Física pela UFC (2005), Pós-doutorado - UFMT/CNPq (2009). Atualmente é avaliador de curso de graduação e Institucional do INEP; colaborador - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia/MT, colaborador - Universidad Autônoma de Assuncion UAA/PY e era professor tempo parcial da UNEMAT (2007-2008). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estruturas Eletrônicas e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interf. e Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: cristais de aminoácidos, espalhamento raman, matemática e as novas tecnologias, redes de computadores, tecnologias educacionais e educação ambiental. Colaborador da UAA - PY fazendo parte do curso de Mestrado/doutorado em Ciências da Educação. Atuou como pesquisador - DCR (FAPEMAT/CNPq) do MESTRADO EM FÍSICA do Instituto de Física/UFMT. Editor chefe de revistas internacionais. Membro de conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais. Revisor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é professor classe C da Universidade Federal de Rondônia. Professor do Programa de Pós-graduação: Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR). Tem experiência com Ead desde 2003
  • Adriana Francisca de Medeiros, Doutoranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: afdemedeiros@gmail.com.
    Doutoranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil
  • Elizangélica Fernandes da Silva, Mestranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: elizangelica@ifro.edu.br.
    Mestranda do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: elizangelica@ifro.edu.br.
  • Sergio Francisco Loss Franzin, Doutorando do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: sergio.loss@ifro.edu.br.
    Doutorando do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: sergio.loss@ifro.edu.br.
  • Carlos Henrique Medeiros Souza, Doutor em Comunicação - UFRJ, Professor do Programa de Cognição e Linguagem, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/RJ, Campos dos Goytacazes – RJ.
    Doutor em Comunicação - UFRJ, Professor do Programa de Cognição e Linguagem, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro/RJ, Campos dos Goytacazes – RJ. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03/03/2014